Liga Mundial

Desde a primeira edição, em 1990, a Liga Mundial se notabilizou como a mais badalada competição anual de voleibol organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Os números provam isso. De oito seleções que disputaram o evento inaugural, o campeonato alcançou o recorde de 36 países participantes em 2016. A cada temporada, a Liga Mundial é responsável por difundir o voleibol pelo mundo, popularizando-o entre fãs e patrocinadores.

Brasil e Itália são as únicas seleções que se fizeram presente em todas as 26 edições anteriores do campeonato. Os países, aliás, polarizam mais da metade dos títulos da Liga Mundial, com nove conquistas brasileiras e oito italianas – até a edição 2016. Times históricos da Rússia (três títulos), Estados Unidos (dois títulos), além de Polônia, Cuba, Holanda e, claro, a atual campeã França, também marcaram seu nome na história da Liga Mundial.

Na temporada 2016, a Liga Mundial será o último grande evento antes dos Jogos Olímpicos do Rio, que acontecem em agosto no ginásio do Macaranãzinho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade