Grand Prix

Entre as principais competições do voleibol mundial, desde 1993 o Grand Prix integra o calendário anual da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A primeira edição do torneio que envolve seleções femininas dos cinco continentes contou apenas com oito times – número bem interior aos 28 países que participam do evento nos dias atuais.

Ao longo de duas décadas, o Brasil consolidou um retrospecto invejável no Grand Prix, se tornando o maior vencedor do torneio, com 10 títulos. Além disso, obteve cinco vice-campeonatos e dois terceiros lugares – o último deles em 2015, teve a fase final disputada em Omaha, nos Estados Unidos.
No quadro geral de medalhas, Estados Unidos (6), Rússia (3), Cuba (2), China e Holanda (1) também já conquistaram a medalha de ouro no Grand Prix.

O formato da competição distribui as 28 seleções participantes em três grupos, definidos pelo nível de jogo do país. Os times que mais estiveram na elite do Grand Prix são Brasil, Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Sérvia, Itália, entre outros.