Olimpíadas

  • Crédito: Divulgação/FIVB

    Vencedor do Grand Prix 2015, EUA é um dos favoritos do torneio olímpico.
  • Crédito: Divulgação/FIVB

    Prata em Sidney 2000 e Atenas 2004, Rússia planeja vencer os Jogos Olímpicos.
  • Crédito: Divulgação/FIVB

    Bicampeão Olímpico, o Brasil quer terceira medalha de Ouro.

Afunila classificação para as Olimpíadas

Entenda como serão definidas as 12 seleções femininas que vão jogar Olimpíadas
Por: Redação - 05/04/2016 14:49:47
1.048 visualizações

José Roberto Guimarães convocou 19 atletas para defender a Seleção Brasileira no Grand Grix e, possivelmente, essa é uma pré-lista para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O principal evento do esporte, conta com sete seleções - tanto no masculino quanto no feminino - já classificadas para a competição. Como ainda restam cinco vagas, o Amo Voleibol explica como será o processo que vai definir as 24 seleções que disputarão o torneio. O processo de classificação para os Jogos Olímpicos é o mesmo para homens e mulheres. Como Zé Roberto convocou as meninas, primeiramente entenda o processo olímpico que vale para as seleções femininas.

O torneio de voleibol feminino começa no dia 6 de agosto. Classificado como país-sede, o Brasil, que conquistou as medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, sabe quem são os outros seis classificados para o torneio. Como cada continente - menos o asiático - teve um pré-olímpico, e as outras duas vagas foram decididas na Copa do Mundo, estes são os possíveis adversários da Seleção Brasileira: Rússia (campeã do Pré-Olímpico na Europa), Argentina (campeã do Pré-Olímpico da América do Sul), Estados Unidos (campeão do Pré-Olímpico NORCECA - América Central, Norte e Caribe), Camarões (campeão do pré-olímpico da África), China (campeã da Copa do Mundo 2015) e Sérvia (vice-campeã da Copa do Mundo 2015).

Restam cinco vagas

Para definir os outros cinco classificados, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), vai organizar dois torneios pré-olímpicos. O primeiro no Japão, entre os dias 14 e 22 de maio, onde estará em jogo uma vaga para o melhor asiático e três vagas para os demais. A competição contará com a Holanda (vice-campeã do pré-olímpico europeu), Itália (3ª colocada no pré-olímpico europeu), Peru (vice-campeão do pré-olímpico da América do Sul), República Dominicana (vice-campeã do pré-olímpico NORCECA) e os quatro melhores times asiáticos: Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Cazaquistão.

O segundo torneio vai ser um intercontinental disputado entre os dias 20 e 22 de maio, em Porto Rico, que valerá uma vaga e tem como participantes quatro seleções. São elas: Porto Rico (3º lugar no pré-olímpico NORCECA), Colômbia (3ª colocada no pré-olímpico da América do Sul), Quênia (vice-campeão do pré-olímpico da África) e Argélia (3ª no pré-olímpico da África).

Após a definição das 12 seleções classificadas, as equipes serão separadas em dois grupos de seis, jogando todas contra todas e as quatro melhores de cada chave avançam. Na fase final, quem perder está fora e quem vencer segue na disputa pelo Ouro olímpico.

Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade