Olimpíadas

  • Crédito: Diego Bastos Cunha/Amo Voleibol

    Lucarelli e Lipe são nomes certos nas Olimpíadas Rio 2016.

Renovação é a maior da era Bernardinho

Apenas cinco atletas que estiveram em Londres 2012 devem emplacar na Rio 2016
Por: Redação - 20/06/2016 12:43:15

Desde que assumiu a seleção masculina de voleibol, o técnico Bernardinho está promovendo para a Rio 2016 a maior renovação de seu elenco em pleno ano olímpico. Dos 12 atletas que disputaram Londres 2012, apenas cinco devem estar nos Jogos que começam dia 5 de agosto: Bruninho, Lucão, Murilo, Serginho e Wallace.

Destes, Murilo é um nome que não está 100% garantido. Assim como Sidão, que foi cortado no domingo e se despede da seleção, Murilo passa por recuperação. Nos jogos da Liga Mundial disputados no final de semana, no Rio de Janeiro, ele atuou apenas contra o Irã e, mesmo assim, entrando e saindo a cada set.

Como Bernardinho deve promover mais dois cortes dos 14 jogadores que hoje integram a seleção, Murilo é uma hipótese que não se pode descartar. Também corre por fora o ponteiro Douglas, de 20 anos, que foi integrado ao elenco principal da seleção para ganhar experiência na Liga Mundial.

Desde 2001, quando assumiu a seleção masculina de voleibol, Bernardinho sempre manteve uma forte base de um ciclo olímpico para outro. De 2000, em Sydnei-Austrália, para 2004, em Atenas-Grécia, ele levou sete jogadores que haviam disputado os Jogos anteriores (André Heller, Dante, Giba, Giovane, Gustavo, Maurício e Nalbert).

De 2004 para 2008, em Pequin-China, foram oito remanescentes de Atenas (Anderson, André Heller, André Nascimento, Dante, Giba, Gustavo, Rodrigão e Serginho). Já de 2008 para 2012, em Londres-inglaterra, foram seis que estiveram em Pequim (Bruninho, Dante, Giba, Murilo, Rodrigão e Serginho). Agora, o máximo pode chegar a cinco ou quatro.

O provável grupo olímpico do Brasil na Rio 2016 terá: Bernardinho e William (levantadores); Serginho e Tiago Brendle (líberos); Isac, Éder e Lucão (centrais); Lipe, Lucarelli e Murilo (ponteiros); Evandro Guerra e Wallace (opostos).

Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade