+ Notícias

  • Crédito: Marlon Falcão/Inovafoto/CBV

    Renan: carreira de técnico começou em 1993.

Renan criou o saque Viagem

Como atleta, novo técnico da seleção foi um dos ícones mundiais do esporte nos anos 1980
Por: Redação - 11/01/2017 19:13:32

Renan Dal Zotto nasceu em São Leopoldo-RS, em 19 de julho de 1960. Esteve nas seleções do Brasil dos 16 aos 29 anos. Neste tempo, representou o país em três edições de Jogos Olímpicos (1980, 1984 e 1988), três mundiais, três Pan-americanos e dois mundialitos.

Criador do saque Viagem ao fundo do mar, foi um dos principais responsáveis pela popularização do voleibol no país, tornando-se um dos grandes nomes da chamada geração de prata, que foi vice-campeã dos Jogos de Los Angeles, em 1984.

Na volta da Itália, em 1993, encerrou a carreira de atleta e deu início a um novo momento, como treinador do Palmeiras/Parmalat, onde foi vice-campeão da Superliga masculina e do Campeonato Paulista.

Depois de passagens pelo Chapecó, de Santa Catarina, e Olympikus, do Rio de Janeiro, como técnico, e Unisul, novamente de Santa Catarina, como gerente, assumiu o comando do vitorioso time da Cimed, de Florianópolis-SC, com o qual foi quatro vezes campeão da Superliga e revelou nomes como Lucão e Bruninho.
A mais recente experiência como técnico foi pelo Sisley di Treviso, em 2008, quando foi campeão da Supercopa da Itália.

Sua relação com a CBV teve início mais próximo em 2013, quando aceitou o convite para integrar o Comitê Gestor da Superliga. Em 2004, assumiu o cargo de Diretor de Marketing, onde ficou até 2015, quando passou a ser o Diretor de Seleções da CBV.

Saiu desta função logo após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *